Biblioteca Indica destaca Machado de Assis e mês do Orgulho LGBTQIA+

 

O Biblioteca Indica desta semana está cheio de homenagens! Machado de Assis foi lembrado por Niterói e Engenho Novo II por conta dos 181 anos de seu nascimento no dia 21 de junho. Junho também é o mês do Orgulho LGBTQIA+ que foi destacado pelos campi Centro e Niterói. 

 

E pra finalizar, houve também indicações sobre as festas juninas e de Santo Antônio, São João e São Pedro, com indicações da Biblioteca Histórica e das bibliotecas escolares dos campi Humaitá I, Niterói, São Cristóvão I, São Cristóvão III e Tijuca I. 

 

Vamos aos destaques da semana:

 

E tem milho na festa? Tem sim, sinhô!

Mesmo em ano de festa em casa, não pode faltar milho! E a Biblioteca Histórica indica  um artigo da Raquel França dos Santos Ferreira sobre a importância do milho nas festas juninas e na cozinha brasileira. A autora fez um compilado histórico com muitas matérias sobre o tema disponíveis no site da Biblioteca Nacional, confira aqui

 

E vamos de arraiá...

São Cristóvão I fez um belo mural de fotos das festas juninas ocorridas no campus em anos anteriores e indicou vários vídeos sobre festas juninas e livros infantis que versam sobre o tema. O destaque vai para o Canal da Fafá conta histórias, que fez um vídeo sobre os elementos típicos de festa junina. Imperdível!

 

Machadão fez aniversário

Machado de Assis é tão importante que ganhou destaque em duas semanas seguidas! Em comemoração ao seu aniversário de 181 anos (no dia 21 de junho) a Biblioteca do Campus Engenho Novo II indicou o site que o MEC criou para compilar as obras desse autor brasileiro tão relevante. Se até hoje você tem dúvidas se Capitu traiu Bentinho está na hora de reler Dom Casmurro! 

 

Vamos conhecer Auguste Rodin?

Se nessa quarentena ficou faltando conhecer um pouco mais os grandes artistas, a Biblioteca do Campus Humaitá II vai lhe ajudar. A biblioteca apresenta nessa semana três grandes artistas: Auguste Rodin, Claude Monet e Frida Kahlo. E o destaque vai para o Programa Arte na Tela que apresenta a Exposição Auguste Rodin. Considerado um dos grandes escultores da história, Auguste Rodin é reconhecido pelo seu trabalho em mármore e bronze, e por inserir a escultura em um cenário onde a pintura era a principal manifestação artística. Rodin desenvolveu uma estética própria e inovou com suas obras. Trouxe para estática e rígida escultura, movimentos e gestos.

 

 

Confira todas as indicações da semana:

Centro Biblioteca Escolar

Centro Biblioteca Histórica 

CREIR 

Engenho Novo I 

Engenho Novo II 

Humaitá I 

Humaitá II 

Niterói 

São Cristóvão I

São Cristóvão II

São Cristóvão III 

Tijuca I 

Tijuca II 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:19104  Total Acessos:16635094