Biblioteca Indica homenageia o dia do Cinema Brasileiro

 

E mais uma semana de junho começa trazendo mais dicas das nossas bibliotecas.

 

 

Dia da Imigração Japonesa 

Instituído no Brasil através da Lei nº 11.142 de 25 de julho de 2005, o Dia da Imigração Japonesa, comemorado em 18 de junho, tem o intuito de homenagear todos os japoneses que plantaram raízes na agricultura, indústria, culinária e cultura brasileira. Uma das dicas da equipe da Biblioteca Professor Hélio Fontes do Campus Engenho Novo II são os Livros de Registros da Hospedaria de Imigrantes presentes no acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo e no Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Os registros contêm informações de imigrantes que chegaram ao Brasil desde o ano 1887. Arrume o seu material e navegue comigo nessas fontes históricas! 

 

Dia do Cinema Brasileiro

Comemorado em 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro é uma homenagem às primeiras imagens em movimento registradas em território nacional: a entrada da Baía de Guanabara pelo ítalo-brasileiro Afonso Segredo, em 19 de junho de 1898. A Bibliotecária Maria da Conceição Novaes Dias defende que o cinema além de servir para o entretenimento é um grande aliado da educação uma vez que proporciona “reflexões sobre qualquer assunto e contexto presentes no nosso dia a dia”. Ela e sua equipe da Biblioteca do Campus Humaitá II listaram os principais cineastas brasileiros e algumas das inúmeras produções nacionais. Querido leitor separe a pipoca e me acompanhe nessa sessão!

 

Era uma casa muito engraçada... 

E o nosso querido sapinho, Papa Livros Flicts de Sousa, anda cheio de saudades de vocês! Nessa semana ele e sua equipe da Biblioteca Casa das Histórias do Campus São Cristóvão I trazem várias histórias em que as casas são personagens. O destaque vai para Bem lá no alto de Susanne Straber. A casa tem uma janela onde um urso vê um bolo que parece estar delicioso, mas será que ele consegue comer esse bolo? Não deixe de descobrir com o nosso sapinho o final dessa história!  

Confira as indicações das Bibliotecas do CREIR, do Campus Engenho Novo I e do Campus Realengo I na aba da biblioteca na plataforma Moodle. E curta também as nossas publicações nas redes sociais do Colégio Pedro II.  

 

E até o próximo #BibliotecaIndica 

 

 

Centro – Biblioteca Histórica – Semana Nacional de Arquivos 

 Engenho Novo II – História da imigração Japonesa no Brasil 

Humaitá II – Dia do Cinema Brasileiro

Niterói – Dia dos Namorados 

 São Cristóvão I - Era uma casa muito engraçada!

São Cristóvão III - #AMOR

Tijuca I – Você tem medo de quê?

Tijuca II - Informações sobre tartaruga-marinha e vídeos de arqueologia brasileira

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:14711  Total Acessos:23157745