Duque de Caxias realiza aula inaugural das oficinas para terceira idade

 

Aula Inaugural Caxias2
Alunos e professoras confraternizam após a aula inaugural no auditório do Campus Duque de Caxias

 

Foi realizada no dia 8 de maio a aula inaugural das oficinas para a Terceira Idade, que aconteceram no Campus Duque de Caxias. A atividade foi no auditório do campus e contou com um grupo de 30 idosos da comunidade local que participarão do projeto no ano de 2018.

 

Os alunos foram recebidos com um lanche e assistiram um vídeo e discutiram sobre como viver a terceira idade, já que a geração atual vive em média 34 anos a mais do que as anteriores. “Eu achei o vídeo com o depoimento da Jane Fonda emocionante. Mudou minha visão. Às vezes eu tenho uma ideia triste sobre a terceira idade por conta da saúde mesmo. Sei que pela lógica estamos mais perto da morte”, conta Maria das Graças, aluna do projeto.

 

Aula Inaugural Caxias1

FOTO: Alunos assistindo a aula inaugural dos cursos de Inglês e Saúde e Bem-estar para a terceira idade

 

Para o ano de 2018 haverá uma oficina de Inglês e outra de Saúde e Bem-Estar. O projeto tem como objetivos centrais a valorização da vida e a integração da escola com a comunidade, compartilhando o conhecimento produzido no colégio de forma a contribuir com a sociedade de maneira mais efetiva. “A ideia do projeto surgiu da necessidade de aproximar a comunidade do entorno com o Colégio, aliada a demanda crescente da promoção de ações que garantam o Envelhecimento Ativo da nossa população idosa. Acreditamos que esse público, que estava fora dos muros da escola, pode enriquecer o ambiente escolar”, relatou a professora Vanessa Gonçalves, de Biologia, uma das participantes do programa.

 

Na oficina de Inglês, oferecida pela professora Letícia Sampaio, os alunos da terceira idade terão a oportunidade de ter contato com aspectos básicos da língua inglesa, ampliando o seu letramento e sua visão de mundo. As aulas têm abordagem e materiais voltados para a faixa etária do público-alvo. Nos anos anteriores, houve oportunidade de trabalhos integrados entre os estudantes do Ensino Médio e os da Terceira Idade, experiência que trouxe aumento da autoestima e benefícios de socialização dos participantes.

 

A novidade deste ano é a curso de Saúde e Bem-Estar promovido pelas professoras Vanessa Gonçalves e Paula Mello da equipe de Biologia. Os objetivos são conscientizar e discutir sobre as principais doenças crônicas que acometem os idosos visando ações de prevenção, discutir cuidados básicos com a alimentação e sua correlação com a melhoria da saúde e bem-estar e ainda, apresentar como as tecnologias podem ser aliadas na autonomia do idoso e no envelhecimento saudável. A aluna Maria das Graças acredita que o curso trará muitos benefícios. “Vai ser legal aprender a cuidar da alimentação, ter noções para cuidarmos das doenças e teremos atividades fora também. Estou animada.”

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:993  Total Acessos:2234656