Alunos do 4º ano visitam a exposição “Vozes e Silenciamentos”

 

 

Alunos das turmas 402, 403, 405 e 406 do Campus São Cristóvão II participaram da mediação educativa da exposição “Vozes e Silenciamentos”, aberta à visitação no prédio da Propgpec. A turma encantou-se com as produções artísticas e participou ativamente da mediação realizada pelas professoras Maria Letícia Miranda e Márcia Schiavo, ambas do Espaço Cultural do Colégio Pedro II.

 

 

A exposição reúne obras da artista Valquíria Cordeiro e do fotógrafo Alessandro Abdala, que levam à reflexão sobre o amor e respeito à natureza e ao cuidado com o meio ambiente.  Valquíria, que também é docente de Artes Visuais do Colégio Pedro II, cria discursos denunciando os maus tratos com a vida animal, a poluição dos rios e mares e os testes realizados em animais pela indústria cosmética. Já Alessandro é um historiador e pesquisador da Serra da Canastra, ambiente onde nasceu e exerce seu trabalho. Suas fotografias revelam uma profunda paixão e intimidade com o ecossistema e a vida do cerrado. Muitas dessas imagens retratam animais raramente avistados, alguns até ameaçados ou em risco de extinção, e tornam-se instrumentos de denúncia do descaso das políticas ambientais.

 

 

A docente Marilza Maia, que acompanhava uma das turmas, comentou que os alunos estavam muito empolgados com a visita desde que souberam da exposição. “Eles estavam bem contemplativos diante das fotografias e desenhos.  A oficina também foi marcante, fez eles sentirem como se fossem parte da exposição”. A docente destaca ainda que a exposição dialoga fortemente com o trabalho de conscientização para a preservação do meio ambiente, abordado no 4º ano.

 

A exposição “Vozes e Silenciamentos” estará aberta à visitação no prédio da PROPGPEC, em São Cristóvão, até o dia 17 de agosto.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:11215  Total Acessos:9687964