Professora da University College London visita o CPII

Da esquerda para direita: Cristiane Cerdera (professora do Departamento de Inglês), Rogério Pinto (Coordenador Pedagógico de Geografia do Campus SC II), Arnaldo de Melo (Coordenador Geral do Departamento de Geografia), Clare Brooks (Diretora do Instituto de Educação da Universidade de Londres), Carolina Vilela (Coordenadora Pedagógica de Geografia do Campus Humaitá II) e Marcos Lima (professor do Departamento de Geografia).

 

No dia 06 de julho de 2019, o Departamento de Geografia do Colégio Pedro II recebeu a visita da professora Clare Brooks,  diretora do Instituto de Educação da Universidade de Londres e coordenadora da comissão de Educação da UGI (União Geográfica Internacional). O  evento fez parte da agenda de sua missão acadêmica no Rio de Janeiro, organizado pela UFRJ, em uma ação conjunta dos programas de pós-graduação em Educação e Geografia da UFRJ. A professora, que vem atuando nos fóruns de discussão sobre a presença da Geografia nos currículos ao redor do mundo, estava interessada em conhecer uma escola brasileira e suas produções na área da Educação Geográfica.

 

Naquela manhã, a professora Clare Brooks conheceu um pouco da história do Colégio Pedro II e a sua organização administrativa e pedagógica na atual estrutura do Ministério da Educação. A visitante conheceu as dependências do Complexo São Cristóvão e seus vários ambientes de aprendizagem (salas de aula, Nugame, laboratórios, horta comunitária, quadra de esportes, entre outros).

Professora Clare Brooks e os estudantes durante a apresentação na sala do NUGAME.

 

Fazendo parte da programação do evento, foi organizado na sala de Geografia do Campus São Cristóvão II, um espaço para comunicação oral de alguns trabalhos científicos realizados pelos estudantes. Todas as apresentações foram elaboradas em inglês pelos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio dos Campi Realengo II, São Cristóvão II e São Cristóvão III.

 

 Professora Clare Brooks e os estudantes durante a apresentação dos projetos de pesquisa e roda de conversa.

 

Durante a visita, a educadora ficou muito entusiasmada com os resultados das pesquisas orientadas pelos docentes da instituição e os seus desdobramentos no processo de ensino e aprendizagem da Geografia no Colégio Pedro II. Na oportunidade, foi destacada a importância da articulação do ensino com a pesquisa escolar na Educação Básica e suas múltiplas conexões no campo da iniciação científica em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI).

     

Após o momento da comunicação oral, os estudantes e a professora Clare Brooks organizaram uma Roda de Conversa bastante animada. Aproveitaram o momento de confraternização para compartilhar saberes e fazeres sobre os assuntos de interesse da Geografia no Brasil e no mundo.

 

No final do evento, o professor Arnaldo Barbosa de Melo Filho, Coordenador Geral do Departamento de Geografia, agradeceu pela presença da professora Clare Brooks no Colégio Pedro II, entregando o livro: Memória Histórica do Colégio Pedro II - 180 anos de História na Educação do Brasil.   O Coordenador agradeceu também aos docentes do Departamento de Geografia pela excelência dos projetos de pesquisa, ao Reitor e aos Diretores dos Campi (Realengo II, São Cristóvão II e São Cristóvão III) pelo apoio institucional, a professora Cristiane Cerdera (Departamento de Inglês) pela colaboração na tradução dos diálogos, a professora Ana Angelita Rocha e o professor Ênio Serra, ambos da Faculdade de Educação da UFRJ pela parceria acadêmica e a participação dos estudantes. Nossos estudantes demonstraram na teoria e na prática o compromisso da comunidade escolar com a educação pública, gratuita e de qualidade social, ressaltou Arnaldo.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:3221  Total Acessos:12696005